sábado, 26 de novembro de 2011

Hoje, "Dangerous" faz 20 anos



Dangerous é o oitavo álbum de estúdio lançado por Michael Jackson pela Epic em 1991 que figura como o segundo melhor desempenho de vendas da carreira do cantor. Até 2002, havia sido adquirido por 32 milhões de pessoas no mundo, segundo estimativas da gravadora. O álbum marca o término da parceria de 12 anos entre Jackson e Quincy Jones na produção, que nesse disco fica a cargo, essencialmente, de Teddy Riley. Dangerous figura como o álbum de um artista masculino mais vendido da década de 90, e o álbum de New Jack Swing mais bem sucedido de todos os tempos. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.



É a primeira coleção de músicas inéditas lançada pelo astro nos Anos 90 e o primeio álbum distribuído como parte do incrível contrato recorde de US$ 1,089 bilhão (que perdura até hoje como o maior valor já pago para um cantor na história da música) firmado entre Jackson e a Sony em 1990. Dangerous reúne 14 canções e gerou nove compactos, incluindo três números um nos Estados Unidos: "Black or White" (Rock), "Remember the Time" (R&B) e "In The Closet" (R&B). Outras canções, como "Heal The World" e "Will You Be There", tema do filme Free Willy (1993), também se tornaram imeditamente reconhecidas, ou ainda faixas não tão populares no grande público, mas que se tornaram enormes secessos de New Jack Swing/R&B como: "Jam" e "Dangerous".




Canções Arquivadas

Acredita-se que Michael tenha gravado cerca de 70 músicas para este álbum, mas o título destas canções não foi divulgado. Só são conhecidas as seguintes gravações:

"Work That Body" (Michael Jackson/Bill Bottrell)

"If You Don't Love Me" (Michael Jackson)

"Blood on the Dance Floor" (Michael Jackson/Teddy Riley)
Em 1997 lançada no álbum Blood on the Dance Floor: HIStory in the Mix. Gravada em 1991.

"What About Us" (Michael Jackson)
Versão "primitiva" de Earth Song


"Monkey Business" (Michael Jackson)
Lançada em 2004, na coletânea The Ultimate Collection.

"Someone Put Your Hand Out" (Michael Jackson)
Lançada como Single Promocional pela Pepsi.

"Serious Effect" (Michael Jackson/Teddy Riley)

"Superfly Sister" (Michael Jackson/Bryan Loren)
Lançada no álbum Blood on the Dance Floor - HIStory In The Mix. Gravada em 1991.

"Mind Is The Magic" (Michael Jackson)
Com trechos usados no filme This Is It, na coreografia The Drill.

"Just Imagination" (Michael Jackson)

"Unlimited" (Michael Jackson)

"Do It" (Michael Jackson)

"Blessed" (Michael Jackson)

"You Cry" (Michael Jackson)

Edição Especial



A Epic lançou, em outubro de 2001, uma edição especial de Dangerous celebrando os 30 anos de carreira solo de Jackson. O álbum recebeu capa dura de luxo, com um recorte da imagem original. O encarte de Dangerous também foi modificado, incluindo fotografias do acervo pessoal do astro. No novo encarte de Dangerous, encontra-se o poema "Planet Earth" escrito pelo próprio Michael.

O Que Passou Por Aqui !

Saraiva