segunda-feira, 4 de junho de 2012

Espólio Lança Comunicado Sobre o DVD de Wembley



É maravilhoso ver o apoio e ânimo da comunidade de fãs em relação ao lançamento de BAD 25. Algumas perguntas foram levantadas a respeito do concerto em DVD de Wembley. Apesar de um press release não ser o local mais adequado para estes detalhes, aqui estão mais informações:

- Nós sabemos que a Nocturne gravou em fitas Umatic as imagens projetadas nos telões em vários concertos, incluindo Wembley. Estas fitas foram entregues para a equipe de Michael e nós confirmamos com Patrick Kelly (que liderou a equipe de filmagem da turnê européia) que todo o material filmado na Europa foi enviado para Los Angeles e colocados num local onde Michael armazenava seus materiais. O mesmo procedimento foi feito com os shows americanos.

- Infelizmente, a manutenção e numeração do material neste armazém era esporádica, no mínimo, então nós não sabemos o que aconteceu com a fita assim que ela foi enviada para armazenamento. Na maioria dos casos, assim que a fita era tirada da caixa de onde veio, não era colocada de volta na sua caixa original e acabava indo parar em outros lugares. Como resultado, 25 anos depois nem todas as fitas Umatic de vários shows podem ser localizadas, apesar de termos realizada uma extensa pesquisa em todas as instalações onde Michael guardava seus materiais. Então enquanto acreditamos que a fita Umatic de Wembley foi enviada inicialmente para ser armazenada, não conseguimos localizá-la. E em relação às imagens da Umatic de outros shows, o áudio é extremamente problemático - portanto estes shows não podem ser usados.

- Nós sabemos que cópias em VHS das Umatics foram feitas quando Michael queria assistir a um show em particular, mas por causa da falta de organização, nós também não sabíamos que concertos existiam em VHS. Nós finalmente encontramos a cópia pessoal de Michael em VHS do show de Wembley assistido pela Princesa Diana e pelo Príncipe Charles, mas não o Umatic. Mesmo encontrar esse VHS pareceu um milagre para nós!

- Então enquanto nós continuamos a procurar pelo master Umatic de Wembley, nós também procuramos gravações de áudio que existiam de todos os shows incluindo Wembey. Felizmente, as gravações de Wembley foram feitas usando um caminhão de som, e parecem ser as únicas gravações multi-faixas da turnê. As outras gravações audiovisuais que existem, seja em Umatic ou VHS, são mixagens, ou seja, não existem gravações em áudio separadas que possam ser usadas para criar uma experiência de alta qualidade em CD. Por este motivo que o áudio de Wembley é o único possível para se criar um álbum ao vivo.

- Se fôssemos incluir um show ao vivo em DVD no box de BAD 25, tínhamos apenas uma escolha, Wembley. E haviam apenas duas opções visuais - os Umatics para um show diferente ou o VHS de Wembley. Certamente seria menos dispendioso para o Espólio poder criar um DVD com a fita Umatic do que gastar tempo e dinheiro para com extremo esforço restaurar e melhorar uma cópia em VHS, mas aí nós não estaríamos proporcionando uma experiência autêntica e nós realmente acreditamos que assistir este show com áudio em alta qualidade será uma experiência mágica para os fãs assim como foi para nós. Nós acabamos escolhendo um laboratório que tem desenvolvido sua própria tecnologia para este tipo de trabalho (incluindo restauração de filmagens em VHS para a NASA) na tentativa de tornar a experiência visual a melhor possível diante das circunstâncias.

Nós também poderíamos ter escolhido lançar o concerto no Japão da primeira parte da turnê, já que existe um master deste show; mas aquele show era essencialmente uma reencarnação da Victory Tour com apenas duas canções - Bad e I Just Can't Stop Loving You - incluídas no fim. Não é o que acreditamos ser o que os fãs querem.

Nós poderíamos ter escolhido não lançar um DVD como parte da celebração de BAD 25 (e esperar que um dia talvez encontremos o Umatic do show de Wembley) ou nós poderíamos dividir com os fãs a chance de reviver aquela noite mágica com áudio de primeira. Nós decidimos tomar a última decisão para exibir aos fãs o show com a qualidade mais autêntica possível. Nós acreditamos que os fãs irão concordar que foi a melhor escolha quando o set for lançado em setembro.


JOHN BRANCA E JOHN MCCLAIN
PARA LANÇAMENTO IMEDIATO
31 DE MAIO 2012

LinkCréditos: Arquivo Michael Jackson

O Que Passou Por Aqui !

Saraiva